X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Notícias

Infraestrutura

16/04/2015

Atuação Fonoaudiológica nas Unidades de Terapia Intensiva

No âmbito hospitalar a atuação fonoaudiológica é relativamente recente, principalmente em unidades de terapia intensiva e semi-intesiva. Numa Unidade de Terapia Intensiva a abordagem fonoaudiológica tem como objetivo: a identificação, avaliação, orientação e reabilitação dos distúrbios da deglutição e comunicação.
 
Em se tratando de UTI’s oncológicas a prevalência dos sintomas de disfagia aumenta com a idade e particularmente em tratamentos de tumores do sistema nervoso central, trato aérodigestivo e cabeça e pescoço.
 
Desnutrição, desidratação, aspiração e óbito são complicações decorrentes da disfagia que requer a presença do fonoaudiólogo na UTI em caráter emergencial. Distúrbios da comunicação, também, podem ser identificados em pacientes com esses tipos de tumores.
 
Dessa forma a participação deste profissional na equipe multiprofissional, de uma UTI, ganha relevância possibilitando uma abordagem voltada para a manutenção da vida (prevenindo complicações), melhorando a qualidade de vida (Barcelos e colaboradores, 2009).
 
Fonte: Barcelos e colaboradores. Crescimento da atuação fonoaudiologica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital oncológico, 2009.

Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/resumos/R1514-1.pdf

_____________________
Na foto, Adriana Araujo - Residente de Fonoaudiologia - Oncologia (UNEB)
Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.