X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Sobre o Câncer

1. O QUE É O CÂNCER
A palavra câncer é de origem latina e quer dizer caranguejo. O tumor maligno tem este nome porque se infiltra nos tecidos sadios como as patas (apêndices) do crustáceo. A doença é também conhecida pela palavra “neoplasia”, de origem grega, formada por “neo + plasis” que significa “nova proliferação”.

Câncer, na verdade, é o nome genérico de mais de 100 tipos de doenças. Afinal, nosso corpo é formado por trilhões de células diversas, que se organizam em tecidos e estes, em órgãos, com funções variadas, mais ou menos específicas. Os diferentes tipos de câncer têm em comum o fato de apresentarem:

- Multiplicação celular desorganizada e descontrolada.
- Capacidade de disseminação das células malignas (metástase).

Em situação normal, as células se reproduzem por um processo ordenado e controlado de divisão celular. No câncer,  a proliferação celular acontece de modo desorganizado e sem controle.

Muitas pessoas ainda hoje encaram a doença, erroneamente, como uma sentença de morte, o que faz com que não procurem logo o tratamento adequado. Os avanços da medicina e das outras ciências têm sido tão formidáveis que permitem afirmar que há casos evitáveis (passíveis de prevenção), muitos são perfeitamente curáveis e, em outros, o tratamento e o controle asseguram uma vida relativamente normal, como em tantas das muitas doenças crônicas que acometem o ser humano. Pensando em termos estatísticos, o câncer é, atualmente, uma das doenças mais controláveis. Nos países desenvolvidos, cerca de 70% das pessoas são curadas. No Brasil, este número é menor porque o diagnóstico é feito tardiamente.

A possibilidade de cura está associada à precocidade com que a lesão é detectada. A Oncologia é a especialidade médica que trata dos pacientes com câncer.

2. PREVENÇÃO

EVITE FUMAR
Esta é a regra mais importante para prevenir vários tipos câncer. No ato de fumar são liberadas no ambiente cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas para inúmeros órgãos do corpo, inaladas por fumante e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado são atitudes fundamentais para a prevenção do câncer.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma boa alimentação pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, queijo branco e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter, diariamente, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carnes vermelhas com gordura aparente, pele de frango, embutidos,  linguiça, salsicha, salame e gordura hidrogenada. Apesar de o azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.

FAÇA ATIVIDADES FISICAS
Faça, pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente, leve ou moderada. Se não puder, mantenha atividade física protetora, que consiste na iniciativa do movimento, adaptado à rotina de cada um, como, por exemplo, trocar o elevador pela escada, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar, arrumar as camas, dançar, entre outras.

EXAMES CLÍNICOS DAS MAMAS
As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar também a mamografia, a cada dois anos. Esses exames devem ser feitos mesmo que a mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família, principalmente mãe, irmã ou filha teve a câncer de mama antes dos 50 anos, a mulher tem um risco aumentado de desenvolver a doença. Quem já teve câncer em uma das mamas ou em ovário, em qualquer idade, deve redobrar a atenção. Nestes casos, a partir dos 35 anos o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser efetuados uma vez a cada ano.

BEBIDAS ALCOÓLICAS
Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose, correspondente mais ou menos a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.

EXPOSIÇÃO AO SOL
Evite exposição prolongada ao sol entre as 10 e 16 horas e use sempre protetor adequado, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 CONSELHOS
- Homens entre 40 e 70 anos precisam se submeter à investigação do câncer de próstata, principalmente se tiverem histórico familiar de pai ou irmão com esta doença antes dos 60 anos.
Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames (anuais) normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, devem-se seguir as orientações médicas.
Para homens e mulheres com mais de 50 anos, é recomendável realização do exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.
Realize diariamente a higiene bucal (escovação dos dentes e da língua) e consulte com regularidade o seu dentista.