X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

O Hospital

Voluntariado

VOLUNTARIADO DA LBCC / HAM
 
A Liga Bahiana Contra o Câncer é uma instituição filantrópica, mantenedora do Hospital Aristides Maltez. Toda instituição filantrópica, que realmente cumpre com seu papel social se alicerça no voluntariado, sob suas diversas formas. A presença e o papel do voluntariado na LBCC, em especial no HAM é vital para a humanização. Atualmente temos em nosso quadro 140 voluntários atuando em diversas áreas.
 
PERFIL DO VOLUNTÁRIO LBCC
 
O candidato a voluntário deverá possuir características indispensáveis à execução de suas atividades, que visem melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares tais como:
 
- Maior de 18 anos de idade, sem limite de idade; 
- Não ser da área de saúde;
- Consciência do trabalho voluntário como ação de cidadania;
- Condições básicas de higiene e saúde física e mental compatíveis com as especificidades do trabalho voluntário; 
- Documentação civil regularizada; 
- Disponibilidade de tempo (mínimo de quatro horas por semana) para a atividade voluntária proposta;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Amor;
- Respeito; 
- Discrição; 
- Profissionalismo;
- Pontualidade; 
- Responsabilidade; 
- Se for paciente com câncer, sem evidência da doença, após a liberação do médico e avaliação psicológica para a execução da atividade (mínimo 1 ano);
- Se familiar de paciente com câncer, após o término do tratamento ou do óbito (no mínimo 6 meses), com prévia avaliação psicológica;
- Não portador de qualquer dependência química; 
- Habilidades específicas; 
- Consciência do que é a LBCC, Instituição que lida com câncer; 
- Capacidade de enfrentamento da finitude humana.
 
LEI DO VOLUNTARIADO
 
LEI nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
 
Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências.
 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 
Art.1. Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade.
Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
 
Art. 2. O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições do seu exercício.
 
Art. 3. O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.
Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.
 
Art. 4. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
Art. 5. Revogam-se as disposições em contrário.
 
Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 177 da Independência e 110 da República
 
CAMPO DE ATUAÇÃO DOS VOLUNTARIADOS DA LBCC
1. Grupo Administrativo;
2. Grupo do Artesanato;
3. Grupo de Campanhas;
4. Grupos Casa de Apoio;
5. Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada - GAMMA;
6. Grupo da Ikebana;
7. Grupo da Oncopediatria;
8. Grupo da Pastoral da Saúde.
 
GRUPO ADMINISTRATIVO
Os Voluntários do Grupo Administrativo atuam em diversas áreas:
Apoio ao Marketing
Apoio ao Papo
Apoio ao Grupo Laringectomizados
- Apoio a Coordenação de Voluntários;
- Comitê de Ética e Pesquisa (CEP);
- Corte de cabelo;
- Palestras;
- Recepção do Laboratório e Ambulatórios;
- Sua Nota é um show.
 
GRUPO DO ARTESANATO
As voluntárias desse grupo confeccionam peças para o “Bazar Beneficente” em prol do HAM que acontece no mês de maio, na semana do dia das mães. As voluntárias se encontram toda segunda-feira às 14h na Sala de Lazer do HAM.
 
 
GRUPO CAMPANHAS
O Grupo trabalha na realização de eventos do HAM, em campanhas externas em favor do HAM e apóiam todos os eventos da LBCC.
 

 
GRUPO CASA DE APOIO
Vários trabalhos voluntários acontecem semanalmente na Casa de Apoio:
- Reciclando com Arte (2ª e 4ª segunda-feira, à tarde);
- REIKI (Toda quarta-feira, nos dois turnos);
- Grupos de Autoajuda (1ª e 3ª quinta-feira, à tarde).
 

Eventos realizados pelos Grupos:
- Festa de São João 
- Ceia de Natal 
 
GRUPO GAMA
 
O Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada ? GAMMA é um dos grupos de voluntários integrantes do quadro da Campanha Contra o Câncer da Liga Bahiana Contra Câncer. O GAMMA atua desde 1985 junto às pacientes que tiveram câncer de mama, assistidas no HAM.
 
Atividades do GAMMA
 
1. ATENDIMENTO NOS LEITOS DO HAM
Através de visitas às pacientes, após a cirurgia, as voluntárias orientam sobre cuidados básicos, como higiene pessoal, alimentação, vida sexual, dentre outros assuntos que possam surgir, além de darem apoio emocional. Divulgam, também, as atividades dos Grupos de Convivência do GAMMA/LBCC.
 
2. CONFECÇÃO DE PRÓTESES MAMÁRIAS
As próteses são confeccionadas pelas voluntárias, no HAM e distribuídas gratuitamente para as pacientes, após avaliação do serviço de fisioterapia. 
 
 
 
3. COMITÊ DAS PACIENTES MASTECTOMIZADAS
O Comitê é constituído por pacientes que já terminaram o tratamento básico e sentem-se fortes o suficiente para ajudar, voluntariamente, outras pessoas. Atuam no Ambulatório da Mastologia, no Ambulatório de Quimioterapia e no Ambulatório de Radiologia, ajudando as pacientes com informações e orientações, além do apoio emocional. 
 
 
 
 
 
 
 
 
4. ATIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS
Passeios de confraternização, Encontros com os Familiares, Atividades Festivas (São João, Aniversários, Dia das mães, Natal etc.), Atividades Culturais (Cinema, Óperas, Palestras, Passeios Turísticos etc.), Apresentação do Coral em vários lugares da cidade, Apresentação do Grupo Artístico (Coral, Dança e Teatro) no final do ano ou quando convidado.
 
 
5. GRUPOS DE CONVIVÊNCIA
Grupos formados por pacientes e voluntários, com atividades variadas que ajudam na integração corpo/mente. Os grupos têm como objetivo socializar, integrar, beneficiar a autoestima e dar um novo sentido para a vida daquelas que antes se sentiam sozinhas e sem muitas expectativas. 
Após a alta ou o término do tratamento, as pacientes são convidadas a participar dos grupos, tais como: Artesanato, Biodança, Coral, Dançaterapia, Tai-Chi-Pai-Lin, Tarde de Beleza, Teatro e Yoga. 
 
 
ARTESANATO 
Trabalhos manuais realizados por mulheres com câncer de mama assistidas no HAM, com finalidade terapêutica.
 
 
BIODANÇA
Sistema de desenvolvimento humano orientado para o estudo e o fortalecimento da expressão das potencialidades humanas. Trata-se de um sistema em que determinados movimentos e situações de encontro, acompanhados por música e canto, induzem vivências capazes de modificar o organismo e a existência humana em diferentes níveis: desde a homeostase orgânica, a estrutura postural, o estilo de vida, até os processos sócios-culturais. Seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.
 
 
 
CORAL 

O Coral do GAMMA é composto por mulheres com câncer de mama assistidas no HAM e funciona como uma atividade social que sobrepuja as questões musicais. A música tem um poder transformador, contribui para o aumento da criatividade e da memória, promove a integração social, eleva a autoestima, traz leveza para as adversidades do dia a dia, além de proporcionar momentos de pura alegria e satisfação.
 
 

 
 
 
 
DANÇA

A dança tem o objetivo de fazer o individuo desenvolver a criatividade, auxiliando na integração social, física, mental. Trabalha coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial. Permite quebra de diversos bloqueios psicológicos, como a timidez e o medo. Sua aplicabilidade está relacionada à alegria e ao bem estar.

 
 
 
 
 

 
TAI CHI PAI LIN
Tai Chi (taiji) Pai Lin (bailing) é o conjunto de práticas de origem milenar Taoísta para a saúde e longevidade. O Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração; através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo. O Tai Chi Pai Lin é uma medicina natural.
 
TARDE DE BELEZA
Serviços de corte de cabelo, modelagem da sobrancelha, unha, escova, penteado e limpeza de pele são oferecidos gratuitamente as paciente do GAMMA com o objetivo de resgatar a autoestima, a vontade de viver e assim ajudar no tratamento oncológico.
 
 
TEATRO
O teatro, com as pacientes do GAMMA/LBCC, é trabalhado numa perspectiva terapêutica. A abordagem utilizada é da psicologia transpessoal e da educação, desenvolvendo competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas, além de focalizar a saúde de forma integral com vivências emocionais, corporais e mentais, desenvolvendo a pessoa a partir dos personagens, das histórias, das apresentações e do diálogo com o público.
 
 
YOGA 
Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. A palavra Yoga vem da raiz sânscrita  yuj que significa atrelar, unir, juntar. 
 
 
 
O Yoga é um estado que só se atinge através da experiência e da prática direta. Ele propõe um sistema de vida que leva à introspecção, tendo em vista a aquisição de uma força que permite a pessoa enfrentar as ocorrências externas sem se perder e sem ser suplantada por elas. Ajuda a observar, compreender, conhecer com profundidade a si próprio, descobrindo que a felicidade está em nós mesmos.
 
GRUPO DE IKEBANA
A palavra Ikebana, que significa "flores vivas", é traduzida por arranjo floral. Existe no Japão desde os tempos antigos. Criado por Mokiti Okada, que ensina que a Missão da Flor é alegrar a vida, purificar e evoluir os sentimentos, harmonizar os ambientes. 
 
As voluntárias da Ikebana se encontram uma vez por semana para confeccionar arranjos florais, que são colocados nas áreas administrativas do HAM.
 

 

 

 

 

 

GRUPO DE ONCOPEDIATRIA

Os voluntários da Oncopediatria atuam:
- Na Brinquedoteca;
- Na Quimioterapia;
- Nos Leitos;
- Nas Atividades Socio-culturais.
 
 

 

GRUPO PASTORAL DA SAÚDE

Os Voluntários da Pastoral da Saúde trabalham no Oratório Santa Rita, dentro do HAM.

Atividades realizadas pelos Voluntários e o Padre:
- Acolhimento e apoio aos pacientes que vão ao Oratório;
- Missas semanais e em datas festivas;
- Batizados;
- Celebração do dia de Santa Rita (Maio); 
- Coroação de Nossa Senhora (Maio); 
- Missa e Orações na Semana do Enfermo (Julho). 
- Visita do Padre às quintas-feiras aos pacientes da UTI e alguns pacientes das enfermarias de adultos e da Oncopediatria, quando solicitado.